CAMINHOS UNIVERSITARIOS
Essa é uma seção dedicada a compartilhar experiências, dicas e reflexões sobre a vida acadêmica. Explorando os desafios e conquistas enfrentados durante a jornada universitária.
01.
TERRA E MESA: EXPLORANDO AS QUESTÕES RELACIONADAS A SEGURANÇA ALIMENTAR
Como um estudante de nutrição e geografia tenho um interesse pessoal profundamente enraizado na interseção entre alimentação e geografia humana. Essa combinação única de disciplinas permite uma compreensão abrangente das complexidades que influenciam os padrões alimentares, desde a disponibilidade de alimentos até os hábitos culturais e os impactos ambientais. Me interesso em questões relacionadas à agricultura sustentável, desigualdade alimentar e desenvolvimento urbano, buscando soluções integradas que promovam uma alimentação saudável e sustentável para todos, dentro de um contexto global e local.
02.
A DISPARIDADE DA GLOBASLIZAÇÃO
Em resumo este trabalho trata sobre a disparidade da globalização que refere-se às desigualdades econômicas, sociais e culturais ampliadas pelo processo globalizante, Milton Santos que embasou esse trabalho destacou como a globalização beneficia poucos em detrimento de muitos, aprofundando as disparidades entre nações e comunidades, já Josué de Castro abordou como a globalização impacta a segurança alimentar, exacerbando a fome e a desnutrição devido à distribuição desigual de recursos.
03.
ACORRENTADOS AO RITMO: A EDUCAÇÃO DAS HUMANIDADES DURANTE A DITADURA CIVICO MILITAR BRASILEIRA
Este artigo discute as mudanças educacionais na área das humanidades ocorridas no período da ditadura civil militar (1964 - 1985). Elaborado a partir de revisão bibliográfica, a análise documental se debruça sobre Organização Social e Política do Brasil (OSPB) e Educação Moral e Cívica (EMC), disciplinas criadas durante o período, observa ainda a reforma curricular como a tentativa do estado militar de “legitimar” o poder do regime.